Agente de viagens

Confira o passo a passo de como empreender no turismo.

O que é MEI?

O que é MEI?

MEI – Micro Empreendedor Individual é a possibilidade de registro do CNPJ MEI através da Lei n°128, que visa formalizar o pequeno empresário individual. Se encaixa nessa categoria, os trabalhadores que:​

• Possuem faturamento de até R$ 81.000,00 por ano​
• Não são sócios ou titulares de outra empresa​
• Quem trabalha com carteira assinada não está impedido de realizar inscrição para se tornar um Microempreendedor Individual - MEI
• Atuem individualmente ou tenham no máximo um empregado​
• Exercem uma das atividades permitidas ao MEI, segundo a Resolução CGSN nº 140, de 2018. Inclui Agente de Viagens.

Como abrir um MEI?

Passo a passo para formalização:

Conheça e tenha certeza de cumprir todas as regras do MEI.  Se precisar, confira o que diz a Lei Complementar nº 128/2008 e os critérios exigidos. Consulte a Prefeitura de sua cidade para verificar as regras da nova atividade e/ou do novo endereço.
Agente de viagens é uma atividade permitida para MEI. 
Depois de se informar e cumprir todas as regras, é hora de preencher suas informações cadastrais no formulário de inscrição que está disponível no site portaldoempreendedor.gov.br. Para isso, você precisará dos seguintes documentos:

• RG, CPF e Título de Eleitor
• Comprovante de Endereço da Empresa e da Residência.
• Nº da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (se declarou nos últimos dois anos)
• Consulta prévia de localização aprovada (se o município exigir)

Quanto custa ser MEI?

A inscrição do MEI é isenta de qualquer taxa, porém, após a formalização e o cadastramento é preciso pagar mensalmente o carnê DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Mais informações em: sebrae.com.br

Vantagens
Confira abaixo

Negócio Legal

Negócio Legal

Com um CNPJ MEI você estará cumprindo todas as obrigações legais com um baixo custo por mês.
Venda Facilitada

Venda Facilitada

Com o CNPJ MEI você poderá vender via cartão de crédito, utilizando as maquininhas disponíveis no mercado.
Nota Fiscal para MEI

Nota Fiscal para MEI

Acesso a Nota Fiscal Eletrônica para produtos e serviços.
Facilidade para Empréstimo

Facilidade para Empréstimo

Empreendedores com CNPJ MEI têm acesso a uma linha de crédito facilitada com juros baixos nos principais bancos do Brasil.
Conta Empresarial (PJ)

Conta Empresarial (PJ)

Quem trabalha com carteira assinada não está impedido de realizar inscrição para se tornar um Microempreendedor Individual - MEI.
Benefício do INSS

Benefício do INSS

Com o seu CNPJ MEI, você tem acesso a todos os benefícios do INSS, como aposentadoria, auxílio doença, salário maternidade, entre outros.
Funcionários

Registre um funcionário

Com o CNPJ MEI você poderá montar uma equipe, contratando e registrando um colaborador de maneira legal.
Contabilidade

Contabilidade

Feita pelo próprio empreendedor com o CNPJ MEI, sem a necessidade de um contador.

Plano de Negócio

Para ajudá-lo nesta missão, compartilhamos com você os principais pontos que precisam ser analisados na hora de empreender. ​

​O Plano de Negócio é uma ferramenta de análise que considera uma série de estudos mercadológicos.

O principal objetivo deste material é comprovar a viabilidade econômica do seu negócio. ​

Passe para o lado e construa seu Plano de Negócio em 6 passos.

Vamos lá? Passo 1 >>

Passo 1 – Aponte seu segmento de atuação

Comece analisando o mercado potencial de sua região. Associações, universidades e​ sindicatos costumam divulgar dados interessantes que podem ser usados no seu Plano de Negócio.​

Outra possibilidade é realizar uma análise de concorrência. Identifique os seus concorrentes diretos e indiretos, ​descobrindo quais serviços eles oferecem, quais são os seus fornecedores, com quais formas de pagamento trabalham etc.​

Passo 2 – Defina seu público-alvo

Esclareça quem é o público que você deseja atender, se informando sobre qual região essas pessoas vivem, ​quanto ganham, para onde costumam viajar, hábitos de consumo etc. Muitas dessas informações ​podem ser obtidas por meio de questionários (on-line ou presenciais). ​

Se você decidir por usar essa ferramenta, lembre-se de construir perguntas adequadas, de não induzir respostas e ​de aplicar os questionários em locais adequados - evitando respostas genéricas. ​

Por exemplo: se você quer atuar em um determinado bairro, publique o seu ​questionário no grupo de moradores desse bairro no Facebook, em vez de publicar no seu perfil pessoal.

Passo 3 – Crie um plano de marketing​

As estratégias de marketing estão relacionadas às vendas de um produto ou serviço. É importante que você não​ as confunda com publicidade, pois essas duas palavras não são sinônimos. A publicidade é uma forma de divulgar seus serviços, destinos e ofertas, por isso, ela faz parte de um plano de marketing. Todavia, esse planejamento deve incluir outras questões, como a própria atuação - Home based ou numa agência.

Para conseguir desenvolver um plano de marketing eficiente, entenda quais são os canais mais adequados ao seu público-alvo. Não faz sentido anunciar no intervalo de um programa de rádio se o seu cliente não escuta essa emissora, por exemplo.

Esses cuidados são fundamentais para evitar gastos desnecessários. Algo que deve ser evitado no início de qualquer empreendimento. Sendo assim, estabeleça um orçamento para esse investimento.

Use muito as ferramentas de marketing digital: redes sociais, email marketing e WhatsApp. Esteja sempre próximo de seu cliente.

Passo 4 – Estabeleça um controle financeiro​

Neste tópico, informe as estratégias financeiras do negócio, quais são as suas despesas e como pagará por elas. É aqui que você deve indicar os seus fornecedores, colaboradores, despesas recorrentes etc.

Além disso, elabore quais serviços oferecerá e quanto vai cobrar por eles, justificando se a sua escolha segue alguma determinação oficial ou se foi baseada nos preços praticados pelo mercado, por exemplo.

No mercado de Turismo, os agentes de viagens cobram RAV (Remuneração do Agente de Viagens) na venda de bilhetes aéreos e recebem comissão dos fornecedores na venda de outros serviços, como hotelaria, locação de carros, seguro-viagem, tranfers e passeios, ingressos, entre outros.

Passo 5 – Busque um bom fornecedor​

O sucesso da sua empreitada dependerá da qualidade de seu atendimento e dos serviços que oferecerá. Geralmente as pessoas planejam muito e têm altas expectativas para suas viagens, principalmente nas viagens de lazer. Por isso, busque um bom fornecedor, garantindo que os seus passageiros tenham acesso ao que há de melhor no mercado.

Neste etapa, conte com a RexturAdvance. Oferecemos todos os produtos necessários para você organizar a viagem de seus clientes.

Para ser um cliente RexturAdvance, acesse nossoo site.

Passo 6 – Especialize-se​

Acesse a plataforma gratuita de conteúdos e treinamentos da RexturAdvance e esteja sempre antenado com as novidades dos destinos, melhor época para cada viagem, estruturas e atrativos de cada cidade/região.

Acesse o Aprimora.